Como aumentar o faturamento da sua empresa com o Marketing Digital

O marketing digital é o termo do momento. Muito se fala sobre a necessidade da sua utilização para aumentar as vendas do negócio. Contudo, pouco se fala em como fazer isso. Com o objetivo de esclarecer essa questão, listaremos aqui ao longo desse artigo as principais medidas que você deve adotar para aumentar as vendas e o faturamento com o uso do marketing digital. 

O objetivo deste artigo não é fazer com que você se torne um expert do marketing digital, mas apenas destacar a sua importância e indicar o que você deve fazer para utilizá-lo ao seu favor. Continue lendo e confira!

Entenda o que é marketing digital e como ele pode te ajudar no seu negócio

 

O pai do marketing, Philip Kotler, destaca que o marketing é o “processo social por meio do qual pessoas e grupo de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com o outro”. Dessa maneira, o principal elemento com que o marketing trabalha não é físico, mas uma ideia e uma criação subjetiva: o valor da marca. 

Ao longo da história, a forma com que o marketing trabalhou esse poder de amadurecer e fortalecer uma marca mudou de forma constante. Conforme a sociedade mudava, as estratégias de persuasão para melhorar a ideia de uma marca perante o público geral também se alteravam. 

Dessa forma, na atualidade, é impossível falar de marketing sem levar em consideração a internet, que vem transformando o mundo de forma arrebatadora desde que foi criada — com ênfase para os últimos 30 anos. Foi nesse período que surgiram as lojas virtuais, por exemplo.

Para atender a essa nova realidade, foi necessário desenvolver uma estratégia de marketing completamente nova: o marketing digital. O termo é utilizado para sintetizar todas as estratégias de marketing aplicadas no ambiente online.

E para isso, são utilizados canais digitais (blogs, sites, mídias sociais, e-mail, motores de busca, etc.), que falaremos de forma mais aprofundada posteriormente. Assim, as empresas tentam solucionar as angústias e desejos dos potenciais clientes. 

Embora o marketing esteja muito associado às empresas com fins lucrados, ele pode (e deve!) ser utilizado também por pessoas, empresas, universidades, ONGs, igrejas e associações. Isso serve para realçar que há fatores psicológicos, culturais, jurídicos e geográficos envolvidos na estratégia de marketing.

História do marketing digital 

Antes de abordar sobre o que realmente importa, devemos falar um pouco sobre a história do marketing digital para que você entenda o porquê de ele ser tão importante para os negócios da atualidade. Devemos então remontar a década de 1990, quando alguma das maiores empresas do mundo atual surgiram (Amazon, por exemplo). 

Esse período foi marcado por uma profunda transformação no mundo. Muitos empregos e negócios fecharam as portas para dar lugar às diversas empresas inovadoras que surgiram. Nesse período tivermos a era “Web 1.0”, quando as primeiras vendas online ocorreram, assim como os primeiros mecanismos de busca foram criados e os primeiros softwares se tornaram acessíveis. 

Nessa época, as primeiras ferramentas de busca e pesquisa apareceram, como o ICQ e o Google. Dessa forma, nesse período que nasceu a internet da forma como conhecemos atualmente e, portando, quando surgiu o marketing digital — pois se chegou à conclusão que a internet também era um espaço para fazer negócios. 

Apesar de no ínicio a web ser utilizada por pessoas entusiastas da tecnologia (os famosos nerds), ela logo foi se estendendo para todas as camadas da sociedade. Quando o primeiro anúncio clicável foi publicado na internet, no ano 1993, a internet possuía cerca de 130 sites. No começo dos anos, 2000, mais de 17 milhões.

Empresas como o Google, Paypal e Amazon já existiam nessa época. E diversos serviços semelhantes surgiram ao longo do tempo. Hoje os negócios online estão cada vez mais diversificados e a influência da internet sobre a sociedade não para de crescer. Atualmente, existem mais de 1,24 bilhões de sites e o número só tende a crescer ainda mais. 

O que fazer para aumentar as vendas com marketing digital

Agora que você já conhece os fundamentos do marketing digital, assim como a sua história, destacaremos as principais dicas que você deve seguir para ampliar o faturamento do seu negócio por meio da utilização de estratégias digitais. 

Criar um Blog 

Os blogs consistem em uma excelente ferramenta para aplicar o marketing digital e fortalecer a marca. Ele deve ser utilizado para a criação de conteúdos relevantes, que devem ser produzidos tendo como parâmetro o público alvo da empresa. Além disso, é necessário utilizar mecanismos como o SEO — Search Engine Optimization e o Funil de vendas. 

Devemos destacar que o blog aumenta o vínculo dos clientes com a marca. A utilização de palavras-chave (SEO) otimiza os mecanismos de busca para que eles sejam encontrados de forma orgânica por pessoas aleatórias no público geral, que buscam por alternativas para as suas dores e, por meio do conteúdo relevante, passam a enxergar a empresa como uma aliada. 

O Blog para empresas pode ser incluído como uma página do site da empresa. Assim, o cliente poderá navegar no site e tomar o conhecimento de todas as informações publicadas pelo negócio sobre determinado conteúdo. Desse modo, vale a pena destacar o espaço com as informações mais relevantes sobre o tema.

Mesmo que a sua empresa seja local voltado para um público específico, os blogs são extremamente importantes. Conforme destacamos anteriormente, a internet apresenta um mundo de possibilidades e, portanto, é necessário usar o maior número de artifícios para que o faturamento aumente. 

Google Ads

Uma das formas mais eficientes de aumentar as vendas com o uso do marketing digital é por meio da publicidade paga. O antigo Google AdWords, adual Google Ads, é uma ferramenta de anúncios do Google no qual você investe um determinado valor para que anúncios da sua empresa sejam destacados nas primeiras pesquisas com uso de palavras-chaves que você escolheu. 

Os anúncios se estendem no mecanismo de busca Youtube e onde mais o Google tem alcance. 

Utilizar as redes sociais 

A partir dos anos 2000, as redes sociais viram uma febre. E também um excelente lugar para divulgar sua marca e criar perfis para as empresas. Para obter sucesso nesse quesito é necessário obter engajamento, reconhecimento de marca e tráfego. 

Engajamento

O engajamento é um dos principais elementos que devem ser buscados por empresas que entram em redes sociais, especialmente Instagram e Facebook. Além de seguidores, é necessário fazer com que eles interajam com o perfil, gerando engajamento. Isso ocorre tanto por meio de curtidas, quanto por comentários. 

Recentemente, os likes perderam boa parte da sua importância e as interações ganharam mais valor. Além disso, o aumento da relação entre marca e cliente leva a uma relação mais promissora para ambas as partes envolvidas. 

Reconhecimento de marca

Fortalecer o reconhecimento de marca e trazer mais visibilidade para o seu empreendimento é fundamental para aumentar suas vendas com o marketing digital nas redes sociais. 

É importante então adotar uma linguagem própria, com logotipo único e expressões que marcam que a sua marca está presente. 

Tráfego

Por fim, temos o tráfego que as redes sociais possibilitam. Eles podem direcionar a audiência para o blog, para divulgar determina promoção, ou mesmo conectar o visitante diretamente ao site.

Redes sociais como o instagram possibilitam que o link do site do negócio seja colocado de forma direta na bio. Essa alternativa também existe até mesmo para perfis pessoais.

Assim você aumenta o tráfego do seu site e leva maior autoridade para as suas pagínas.

Criar um site

O site corresponde, talvez, na dica mais importante do que fazer para alavancar as vendas do negócio por meio do uso do marketing digital. O site próprio potencializa toda as outras estratégias utilizadas, além de colocar no mapa a sua empresa. (Literalmente, se imaginarmos o seu efeito em aplicativos como o google maps). 

Todavia, alguns cuidados são necessários antes de criar um site. É importante conferir se o site é responsivo. Se ele consegue se adaptar a todos os tipos de dispositivos, independentemente do tamanho da tela.

Além das primeiras colocações nos buscadores, os sites oferecem uma imagem mais profissional e de credibilidade para o seu negócio. Afinal, o site funciona como uma vitrine online para o seu negócio. Portanto, nele deve estar as principais informações a respeito do negócio, produtos, valores e tudo mais. 

Cadastro no Google Meu negócio

Por fim, é necessário que você faça o cadastro no Google Meu negócio. É um dos passos mais importantes para aumentar as suas vendas com uso do marketing digital, pois o serviço é disponibilizado de forma gratuita pelo próprio Google.

Por meio dessa ferramenta, com uso bastante intuitivo, é possível controlar informações que seus clientes podem visualizar sobre a empresa, como link do site, telefone para contato, redes sociais, horário de atendimento e localização.

Além disso, com o cadastro no Google Meu Negócio, seus clientes podem o encontrar de forma mais rápida no Google Maps. Além disso, é possível responder avaliações sobre os seus estabelecimentos, sejam eles positivos ou negativos.

Sendo assim, aumentar o seu faturamento usando o marketing digital é uma excelente estratégia para alavancar os seus negócios. Além disso, pelo contexto atual, se faz necessário. E você, o que está esperando para colocar as dicas em prática agora mesmo?

 

Lista VIP

Cadastre na nossa Lista VIP e receba materiais exclusivos por lá!
Mais de 10 mil pessoas não podem estar erradas.

One thought on “Como aumentar o faturamento da sua empresa com o Marketing Digital

  1. Pingback: Afiliado Digital: Como Ganhar Dinheiro Online com Produtos de Terceiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *