Mercado Livre

Mercado Livre: O Que Fazer Para se Livrar da Completa Dependência dele

O Mercado Livre se mostrou um excelente canal para quem deseja realizar vendas online. Contudo, apresenta diversos pontos negativos que limitam o alcance e crescimento das vendas. Dessa maneira, é importante saber o que fazer para se livrar da concorrência do mercado livre. 

Com o objetivo de esclarecer essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Continue lendo e confira! 

As adversidades enfrentadas para quem utiliza unicamente o mercado livre 

Embora quem já faça suas vendas no mercado livre tenha em mente basicamente quais são os problemas enfrentados neste canal, discorremos um pouco sobre cada um deles. Destacamos a concorrência, os preços baixos, atraso de entregas e a baixa reputação. 

Concorrência 

O Mercado Livre é um dos mais bem-sucedidos canais de venda pela internet, muito utilizado em todo o Brasil. Apesar disso apresentar pontos positivos, especialmente para o consumidor, a grande concorrência é ruim para quem empreende utilizando o canal. 

Preços baixos

Devido à grande concorrência, é comum que muitos concorrentes apresentem preços bem baixos para produtos semelhantes aos seus, o que faz com que você tenha que estudar medidas para propor preços competitivos — o que muitas vezes não é possível. 

Atraso de entregas

Um ponto negativo do mercado livre consiste no atraso de entregas, apesar dessa etapa não ser, necessariamente, culpa do canal mercado livre ou sua. No entanto, atrasos dos produtos podem servir para que clientes deem notas baixas para a sua marca, mesmo que seja comprovada que a culpa é dos correios ou transportadora. 

Baixa reputação 

A baixa reputação no mercado livre é criada a partir de avaliações dos clientes. Vários fatores são levados em consideração para as notas e os comentários e, como destacamos anteriormente, nem todos os critérios que fazem você levar uma nota ruim estão sob o seu controle — como o atraso de entregas. 

Soluções para não ficar refém do mercado livre

Já que o mercado livre é um excelente canal de vendas mas também apresenta alguns pontos negativos, o que fazer para não ficar refém dele? Separamos aqui algumas das alternativas que você deve seguir: canais próprios, plataformas de e-commerce, redes sociais e site próprio. 

Canais próprios

O principal passo para não ficar refém do mercado livre é criando canais próprios de comunicação com os clientes. Especialmente aqueles que estão estabelecidos na internet, como as plataformas de e-commerce (lojas virtuais), redes sociais e site próprio. 

Plataformas de e-commerce

As plataformas de e-commerce foram criadas especialmente para que diferentes pessoas possam criar suas lojas virtuais. Elas apresentam muitas diferenças entre si, assim como seus próprios pontos positivos e negativos. É necessário avaliar cada uma de forma individual antes de decidir qual utilizar. 

Entre as principais plataformas, temos: 

  • Loja Integrada
  • Tray Commerce
  • Shopify

Redes sociais

Outros canais obrigatórios para quem deseja ampliar os canais de comunicação e não ficar dependendo do mercado livre. Entre as redes sociais, destacamos aquelas com maior apelo ao público, como facebook e instagram. Dependendo do negócio, vale a pena também criar um twitter para a marca. 

Blog 

Por fim, mas não menos importante, é muito interessante você pensar em criar um blog para a sua empresa, que deve conter conteúdos relevantes e estratégia de Inbound marketing para atrair o público alvo para a marca. 

Principais vantagens que a criação de um canal próprio oferece contra a concorrência do mercado livre 

Agora apresentaremos as principais vantagens que criar o canal próprio para a empresa oferece em relação à concorrência do mercado livre, focando especialmente na criação do site. 

Transformar clientes em visitantes fiéis 

Um dos principais pontos positivos que os sites oferecem é a transformação dos clientes em visitantes fiéis, especialmente quando o site oferece conteúdo relevante trabalhado com estratégias do marketing digital. Dessa maneira, o cliente se torna mais propício a fazer outras compras com a marca, o que contribui para aumentar o rendimento d o negócio no médio e longo prazo.

Mais autonomia 

Com a criação de um site próprio, você ganha mais autonomia para a sua empresa, tanto no que diz respeito à liberdade criativa do empreendimento quanto a liberdade em determinar quais são os itens, preços e prazos devem ser estabelecidos para a conclusão de cada negócio. 

Integração com as redes sociais 

Outro grande destaque para as empresas que criam site é a sua maior integração com as redes sociais, seja o facebook, twitter, instagram ou qualquer outra. É possível criar, dentro dos sites, mecanismos para que o cliente conheças redes sociais — e vice-versa, otimizando os canais de comunicação que o cliente tem acesso. 

Melhoria na oferta de serviço 

Com a criação do site exclusivo para a empresa, é possível melhorar e personalizar os serviços, especialmente o atendimento. Assim, a melhoria na oferta de serviço não depende apenas de uma plataforma maior, mas da sua própria administração. Quando atitudes corretas são tomadas nesse sentido, a empresa apresenta uma grande melhora na oferta do serviços e atendimento. 

Neutralização da concorrência 

Como destacamos anteriormente, a concorrência do mercado livre é forte e apresenta grandes dificuldades para quem deseja competir de igual para a igual por inúmeros fatores. Dessa maneira, com a criação de um site, você neutraliza essa concorrência, pois o nicho de consumidores é ampliado. 

Além disso, a autoridade criada por conta do site e tudo que está relacionado a ele faz com que a sua empresa ganhe vantagem, mesmo que ofereça produtos com preços mais elevados. 

Maior conhecimento sobre o público da marca 

Com a criação do site e consequente interação dos clientes com o canal de comunicação, é possível destrinchar de forma mais certeira os gostos e anseios do público-alvo. Dessa maneira, você pode e deve preparar o setor de vendas e os produtos para que eles atendam de melhor forma o seu público-alvo, ou mesmo mudar estratégias para que a mensagem da empresa chegue para o público alvo correto.

Marketing de conteúdo

Um dos principais pontos positivos de criar um site próprio para a empresa é este: produção de marketing de conteúdo. Em geral, este conteúdo é escrito em blog-posts, mas pode se estender para imagens, vídeos e muitas outras alternativas. O público-alvo passa a ser atraído pelo conteúdo e se aproxima da marca, com grande tendência a fazer compra do serviço ou produto no futuro. 

Redução de custos 

Dependendo da plataforma que você escolher para criar o site, essa ação pode ser até mesmo gratuita, enquanto para utilizar plataformas como Mercado Livre é necessário o pagamento de taxas. 

Aumento de vendas da empresa

Com a criação de um site próprio para a empresa, a tendência é que o número de vendas aumente. Afinal, as maiores lojas virtuais não estão presas a uma plataforma de vendas, mas apresentam seus próprios canais. Pense grande e comece pela criação do site próprio.

Criação da autoridade da marca, aumento da confiabilidade e confiança 

Esse tópico está ligado diretamente com a criação de conteúdo relevante pelo site da empresa. Empresas que não estão nas redes sociais e não possuem site próprio perdem autoridade, pois o cliente tende a não reconhecer profissionalismo em empresas contemporâneas, especialmente aquelas ligadas ao e-commerce, que não têm sites e redes sociais próprias. 

Por outro lado, o aumento da confiabilidade e confiança é um efeito direto da autoridade, especialmente após a criação de assunto relevante sobre o assunto. Imagine que a sua empresa de e-commerce venda livros e o site conte com grandes artigos sobre os melhores livros da literatura nacional; literatura francesa e outros conteúdos semelhantes. 

Certamente um leitor se aproximará da empresa por conta destes conteúdos e pensará na sua empresa na hora de comprar ou pesquisar um livro novo para ler ou dar de presente. 

Ampliação e otimização do relacionamento com o cliente

No mercado livre, dificilmente é possível criar um relacionamento com o cliente, tampouco otimizá-lo. Dessa maneira, uma das grandes vantagens do site é a criação desse relacionamento, assim como da possibilidade em criar um relacionamento saudável e duradouro de longo prazo com o cliente, atendendo às suas expectativas quanto à marca e, com isso, fazendo com que ele consuma mais. 

Aumento do alcance 

O marketing está ligado diretamente com o alcance de uma marca sobre um determinado público. Antigamente, se usava apenas estratégias de marketing Outbound, que são anúncios direto em jornais, revistas, televisão e rápido. Contudo, atualmente, estratégias Inbound e a criação de novos canais de comunicação têm se mostrado fundamental. 

E entre os canais de comunicação que apresenta maior vantagem para a empresa, temos o site próprio. 

Fortalecimento da marca 

Por fim, por tudo que foi apresentado anteriormente, a empresa sai fortalecida com a criação do site. O fortalecimento da marca é fator basilar para que a empresa pense em crescimento no médio e longo prazo, pois só uma empresa com fundações fortes é capaz de criar estruturas grandes para aumentar o faturamento de forma sustentável. 

Sendo assim, se livrar da concorrência do mercado livre não é uma tarefa simples, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. É importante não se acomodar na plataforma e criar canais de comunicação próprios, que levam a marca a sonhar com mercados mais amplos, que levam a resultados mais promissores para a marca e empresa.

Lista VIP

Cadastre na nossa Lista VIP e receba materiais exclusivos por lá!
Mais de 10 mil pessoas não podem estar erradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *