Loja Virtual: Como Vender Todos os Dias Usando o Facebook

Atualmente, o Facebook é uma das 4 empresas gigantes da tecnologia, junto ao Google, Apple e Amazon. Além de ferramentas características de qualquer rede social, o Facebook se destaca por ser uma rede social extremamente aberta para o marketing digital e para os negócios online. É possível vender todos os dias na sua loja virtual usando o Facebook.

Você usa o Facebook para a sua empresa, mas não sabe como o utilizar para vender todos os dias? Então esse artigo foi feito para você. Confira ele até o fim e saiba o que você tem que fazer para realizar vendas todo dia na sua loja virtual com uso do Facebook!

Saiba por que vender pelo Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. Praticamente todo mundo que tem acesso à internet possui uma conta nessa rede social. E grande parte das pessoas que têm uma conta no Facebook, o utilizam de forma constante. Segundos dados atuais, o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários. As chances de conseguir se comunicar com pessoas interessadas naquilo que a sua empresa oferece é grande.

Contudo, vale destacar que o alcance das suas publicações não será tão grande, pois o algoritmo do Facebook limita o alcance das publicações, privilegiando quem paga anúncios, mas ainda que as publicações não consigam alcançar um grande número de pessoas, vale a pena utilizar a rede social e fazer posts regulares.

A partir do momento em que o público demonstra interesse pelas publicações, serviços e produtos, é provável que muitos deles resolvam adquiri-los. E quanto mais interações o público interage, maior o alcance orgânico da publicação. Por último, vale destacar que, nos dias de hoje, quase todas as empresas investem no Facebook. Se você não faz, todos os outros fazem e você deixa de competir por aqueles clientes.

Entenda o que é Facebook para Empresas

 

Logo quando foi criado, o Facebook era restrito a pessoas e pouco se tinha ideia de quem um dia ele poderia ser dominado por empreendedores e empresas. Todavia, com o crescimento do marketing digital, esse se tornou o maior motivo para as grandes receitas do Facebook.

Para atender a essa demanda, a empresa criou o Facebook para empresas, ferramenta voltada exclusivamente para negócios que desejam otimizar seus espaços de vendas pelo Facebook. Em oposição ao perfil pessoal, dispõe de um layout, funcionalidade e a alcance desenhados para a venda e divulgação de produtos e serviços.

A partir dessa ferramenta, é possível criar e gerenciar uma página no Facebook exclusiva para o seu negócio, se comunicar com clientes e até mesmo criar uma loja virtual para vender produtos diretamente por esta rede social. E tudo isso é realizado de forma gratuita, sem nenhuma cobrança de comissão pelo Facebook.

Veja como vender todos os dias na sua loja virtual usando Facebook

Embora muitos acreditem que utilizar ferramentas do Facebook é uma tarefa difícil, a realidade é que seu uso é bastante intuitivo. Todavia, é necessária dedicação para aproveitar tudo que a rede social tem para oferecer de melhor para o seu negócio.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo com tudo que você precisa saber para vender todo dia na sua loja virtual usando o Facebook. Confira!

Crie uma página 

O primeiro passo e mais importante que você deve dar é a criação de uma página para a sua empresa. Além do nome da empresa, ela deve conter uma logo específica e toda uma linguagem de marca que a diferencie de todas as outras que estão presentes no Facebook. Assim você ganha autenticidade e a empresa passa a ser melhor reconhecida dentro da rede social.

Para criar a página é bastante simples, basta logar no Facebook, clicar em criar no canto superior direito da tela. Na lista que aparecer, você deve clicar em “Página”, para criar uma página para o seu negócio. Posteriormente, é necessário escolher a categoria da sua página. Opte por “negócio ou marca”.

Posteriormente, você deve colocar o nome do seu negócio assim como a sua categoria. Isto é, restaurante, site, loja de departamento, etc. Dependendo de cada situação, pode ser necessário que você inclua outras informações, como endereço, telefone ou ponto de venda — caso a sua loja possua espaço física.

Caso a sua loja seja inteiramente virtual, não há nenhum problema. O Facebook foi praticamente adaptado para esse tipo de negócio. É importante preencher o perfil o máximo possível, colocando capa e foto de perfil. Quanto mais informações a página tiver a respeito do seu negócio, maior confiabilidade a página da marca transmite.

Configure a loja virtual para o seu negócio 

O Passo seguinte é configurar a loja virtual para o seu negócio. Para isso, é necessário acessar a aba “configurações”. Posteriormente, clicar em “modelos e guias”. Após essa etapa, é possível determinar um modelo e guias padrões, adicionando ou excluindo as que o Facebook automaticamente sugere.

Para ativar a loja, é necessário clicar no botão “Adicionar uma guia” no final da página e selecionar a “loja”. Em seguida, é obrigatório aceitar todas os Termos e Políticas do Vendedor para não cometer erros nem adotar um comportamento que não é permitido dentro da plataforma.

Por fim, é necessário escolher de que forma os clientes podem finalizar a compra: em um site externo ou por meio do próprio Facebook. Também você deve indicar em qual moeda os preços devem ser recebidos.

Decida como vender no Facebook 

Basicamente, você tem duas opções para vender no Facebook: cadastro dos produtos diretamente no Facebook ou venda por meio de uma plataforma de e-commerce. Para o primeiro, é necessário utilizar o Facebook Shop, que permite que você cadastre quantos produtos forem necessários, sem cobrança de nenhuma taxa adicional.

Além disso, você pode criar uma coleção de produtos, o que é muito positivo para quem deseja organizar o catálogo de produtos de forma coerente. Contudo, temos a desvantagem do gerenciamento manual dos pedidos, o que pode consumir muito tempo caso o catálogo conte com muitas mercadorias ou a sua loja virtual tenha vendido muitos produtos.

Por outro lado, temos a opção de venda por meio de uma plataforma de e-commerce. Entre as plataformas mais conhecidas, temos o Shopify, que permite a conexão de catálogos, assim como venda de produtos no Facebook Shop. A maior parte dos processos são automatizados, como o recebimento do pedido e o envio de produtos.

Outro fator importante de usar o e-commerce é que o alcance da sua loja virtual vai para muito além do Facebook. Não fica restrito a apenas um canal e se amplia nas redes.

Adicione os seus produtos na loja do Facebook

O que é uma loja sem seus produtos? Funciona desse jeito em uma loja física e também em uma loja virtual, seja na plataforma de e-commerce, seja na plataforma do Facebook. É necessário então acessar a guia Loja, no Facebook, e clicar em “adicionar produto”. Insira junto ao produto a imagem deste, além da descrição, nome e o preço! Quanto mais informações o produto apresentar, maiores serão as suas chances de vendê-lo.

Após a adição do produto na página, aparecerá uma mensagem “processando”. Se o produto estiver de acordo com as políticas do Facebook, em até 24 horas o produto estará disponível na página.

Crie coleções de produtos 

Conforme destacamos anteriormente, as coleções são uma ferramenta muito interessante do Facebook, pois permite que seja criado uma linha racional de produtos parecidos a serem consumidos pelo consumidor. Vamos imaginar que você tenha uma loja virtual de cosméticos. Então faz sentido colocar os shampoos, condicionadores e demais produtos para cabelo em uma mesma categoria.

Mesmo que a pessoa vá à sua página em busca apenas do shampoo, ela pode ficar interessada em outro produto quando o visualizar, e assim aumentar o seu carrinho de compras na loja.

Promova sua marca na rede social 

Propaganda é a alma do negócio. Essa frase, antiga, mas também muito atual, resume este tópico. Afinal, a propaganda nada mais é do que a promoção da marca. Só que aqui estamos falando da promoção de uma loja virtual na rede social. E você pode adotar várias medidas para que isso seja feito com maior eficiência.

A principal estratégia que você deve adotar é fazer marketing de conteúdo para as suas redes sócias. Isto é, produzir conteúdo relevante sobre o assunto para o qual a sua empresa é voltado. Vamos continuar no exemplo de uma loja de cosméticos. É necessário, nesse caso, adotar conteúdos voltados para esse assunto.

Por exemplo, artigos como “como manter a pele hidratada” podem aumentar a autoridade da marca e confiança dos clientes em comprar os seus produtos.

Use o Facebook Ads

O algoritmo do Facebook é pensado para limitar o alcance das publicações. Quando você posta algo na rede social, ela aparece apenas para um número limitado de pessoas, variando o alcance de acordo com o engajamento. Dessa maneira, pagar para ter seus anúncios expostos para mais pessoas vale muito a penas em muitos casos.

Sendo assim, o Facebook, atual maior rede social do mundo, é um lugar extremamente propício para os negócios digitais. Utilizando-o de maneira correta, você pode alavancar suas vendas e vender todos os dias na sua loja virtual usando o Facebook.

E agora, o que está esperando para colocar em prática as dicas levantadas no artigo?

Lista VIP

Cadastre na nossa Lista VIP e receba materiais exclusivos por lá!
Mais de 10 mil pessoas não podem estar erradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *